quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Turismo e Artesanato. A lengalenga de sempre?

Como prometido, hoje falo-vos do Turismo e Artesanato.

Componentes base das economias locais, não são excepção no nosso município. Existem vários exemplos de sucesso em Penacova, sendo talvez o mais representativo a famosa Lampreia, pilar importantíssimo do turismo gastronómico.

Penacova tem imenso potencial do ponto de vista turístico, sem dúvida. No entanto não o aproveita convenientemente.
Portela de Oliveira, foto de Pedro MA Dinis.

Este é um exemplo daquilo que Penacova tem para oferecer. Somos um dos concelhos com mais moinhos a nível nacional e a grande maioria deles encontra-se neste estado.


http://ohomemdastabernas.blogspot.pt/2011/08/pinturas-rupestres-no-moinho-do-aviador.html

Creio que está na altura de alertar todo o município para esta realidade. Não é novidade, mas talvez seja a altura de assumirmos o assunto como prioritário. Estamos a ignorar e a perder património e possíveis fontes de riqueza.

Deixo-vos um desafio: façam-se turistas por um dia no município. Vejam o que há para ver. Agora ponham-se no lugar de um forasteiro, seja ele estrangeiro ou não e questionem-se: prefiro vir aqui ou ir para outro sítio?

Os moinhos são apenas um exemplo. Faz falta um plano estruturado para o turismo. Todos sabemos de imensos pontos de interesse mas infelizmente grande parte não está em condições de receber visitantes e mesmo os lugares de beleza natural que abundam no concelho são muitas vezes negligenciados.

O mesmo se aplica ao artesanato. Importante não só do ponto de vista comercial mas especialmente por ser uma demonstração da nossa identidade cultural, desespera por uma estratégia de desenvolvimento.

Assim, e dentro das minhas limitações, quero fazer algo acerca disto. Gostava de deixar desde já algumas propostas:

* Organização de uma actividade voluntária de limpeza do Moinho do Aviador;

* Sinalização e promoção dos locais com potencial turístico no município;

* Coordenação de esforços com outras entidades no sentido de desenvolver um plano para o turismo.


Gostaria de receber algum feedback da vossa parte. Partilhem comigo o vosso conhecimento, tirem fotos e publiquem locais de interesse a precisar de atenção, mas também aquilo de bom que existe.

Vamos melhorar Penacova!

8 comentários:

  1. Olá Rui,
    Antes de mais parabéns pela iniciativa.
    O país efetivamente precisa de mais gente assim, com ideias, vontade, coragem e garra. Ideias para criar e recriar, garra para conseguir começar e andar pra frente, mas acima de tudo coragem para enfrentar as adversidades que este tipo de processos enfrenta.
    Adversidades criadas não só pela dificuldade de mudança da população (umas mais que outras), mas PRINCIPALMENTE pelos políticos que gerem.
    Com a crise que se diz, as questões de sustentabilidade local têm sido colocadas um pouco de lado, pelo menos é aquilo que eu sinto.
    Há 4-7 anos atrás sentia um maior rebuliço com estas temáticas. ene autarquias a iniciar projetos de Agenda 21 Local, Tema inserido em agenda de apoios comunitários, enfim...
    A vida afastou-me um pouco destas temáticas e confesso que talvez esteja um pouco desatualizada, mas mais um vez refiro que é o que sinto e o que me vou apercebendo.
    Quando em 2007 integrei uma equipa técnica para implementar uma agenda 21 em 8 municípios, facilmente me apaixonei. Na maioria das vezes propõem-se projetos sentado numa secretária, mas estes processos de desenvolvimento sustentável, dão-nos alento por serem desenvolvidos junto daqueles que realmente conhecem o local, sentem as necessidades, o que existe de melhor e o que existe de pior, e é com eles que é possível criar planos estratégicos de desenvolvimento capazes de ter pernas para andar, exactamente pelo envolvimento de todas as partes.

    Boa Sorte para o projeto e se precisares de algum apoio, consultoria, ou o que for, contacta-me (a Joana facilmente te dá os meus contactos). Eu vou acompanhando por aqui .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, obrigado pelo teu contributo!

      É curioso que menciones isso porque este projecto nasceu precisamente de uma proposta de agenda local 21 que eu pretendia implementar em Penacova, mas como eu não faço parte da autarquia e sou dos poucos com o conhecimento do processo e talvez o único com vontade de o implementar, acabou por não ir em frente.
      No entanto, entendi que as ideias que sustentavam esse projecto valiam a pena e assim nasceu o Criar Raízes.

      Se te fosse possível, gostaria muito de poder ter uma conversa para aprender contigo, reconstituir os passos que tomaste nessa altura e as dificuldades que encontraste. Tenho reparado que a quantidade absurda de burocracia é asfixiante para a iniciativa privada mas estou determinado a não deixar que isso me trave.

      Mais uma vez, obrigado pelo teu contributo!

      Eliminar
    2. Olá Rui,
      Sim, claro que podemos conversar, é uma questão de combinar.

      Não te deixes asfixiar, a burocracia é muita, mas quando a força de vontade existe, há sempre uma saída ;)

      Eliminar
    3. Entidade a seguir: http://www.adelo.pt/index.php

      De certeza que em breve terão novidades em termos de apoios comunitários provenientes do Portugal 2020. Além de ser a associação de desenvolvimento local da região e sempre um parceiro a ter em conta ;)

      Eliminar
  2. Meu caro, na nossa conversa em frente ao meu portão dei-te a minha sincera opinião. Penacova tem muita coisa para explorar a nível turístico, precisa é de vontade e idéias.
    E já sabes, quando precisares avisa, eu ajudo-te e tu ajudas-me :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vizinha :D

      Eu sinto que já estive mais longe. Talvez ainda não seja "para amanhã", mas em breve espero poder dar uma resposta aos jovens como tu e eu que procuram o seu lugar.

      Um beijinho :D

      Eliminar
  3. Deixo-vos um comentário feito pela Márcia Costa, que por alguma razão não pode ser publicado.

    "Olá Rui Antes de mais quero felicitar-te pela iniciativa. Realmente o nosso concelho tem muito potencial a nível turístico e que na verdade não se encontra devidamente valorizado. Lembrei - me do Mosteiro de Lorvão devido ao seu grau de importância aquando do período de Reconquista Cristã, já que existem casas monásticas sobre as quais não recaí qualquer dúvida quanto à data de sua fundação, mas outras não partilham da mesma certeza como é este caso.

    Este mosteiro sobreviveu aos tempos em que Fernando Magno reconquistava território muçulmano. Para historiadores como o Prof. Doutor Nelson Correia Borges, o mosteiro data do século VI d. C., outros como a Prof. Doutora Maria Alegria Marques e o historiador Rui de Azevedo a sua fundação já terá sido no século X.


    Apesar destas divergentes opiniões, o mosteiro é revelador do percurso temporal até à sua extinção no século XIX, quer através de documentos que saíram do seu famoso scriptorium quer de artefactos arqueológicos ou mesmo obras de arte. Tudo permite traçar a sua evolução e redes de relação estabelecidas entre outros centros monacais como é o caso do Mosteiro de Arouca.


    Eu sou licenciada em História da Arte pela Universidade de Coimbra tenho algum conhecimento que gostaria de partilhar tanto a nível Histórico e Artístico bem como Patrimonial. Assim, caso necessites de algum apoio ou ideias relacionadas com iniciativas turísticas ou educativas poderei ajudar. Mais uma vez parabéns pela iniciativa Obrigado "

    ResponderEliminar