terça-feira, 28 de abril de 2015

Uma Lição de Humildade

No passado dia 21 de Março realizou-se em Gondelim, a minha pitoresca e mui nobre aldeia, a segunda edição do Festival das Sopas, actividade do Centro Desportivo de Gondelim que teve início no ano passado e já movimenta cerca de 250 pessoas.

Estes números chegaram para me convencer de que esta era a oportunidade ideal para divulgar o meu projecto. Assim, aproveitando a boa relação que tenho com a direcção e tendo fé no "factor casa", preparei-me para apresentar uma actividade que desse seguimento à recolha solidária que iniciei no mês de Dezembro.

Vale a pena mencionar o sucesso que foi a recolha solidária: foram recolhidos imensos sacos de roupa, a esmagadora maioria em perfeitas condições, alguns livros e objectos de decoração. Mas o melhor foi a aderência: houve interesse por parte da população em geral e fui várias vezes abordado para falar sobre o projecto e esclarecer se a recolha ainda estava a decorrer e o que pretendia fazer com os bens recolhidos.

Desde cedo a ideia de fazer uma venda solidária esteve na minha mente. Contando com a preciosa ajuda da Joana planifiquei e realizei a selecção das roupas e organizei com sucesso uma quermesse.

Chegado o dia do Festival tudo estava pronto: as roupas organizadas de forma metódica, a quermesse modesta, mas briosa.





Só que, por vezes, as coisas simplesmente não correm como planeado.

A actividade não teve a recepção que eu antecipava. Foi com algum desencanto que vi que as roupas, que tanto trabalho deram, não levantaram o interesse dos visitantes do Festival das Sopas e mesmo a quermesse não teve a audiência que seria de esperar.

Admito que essa noite não foi fácil.

Mas a vida não pára e logo na manhã seguinte voltei ao trabalho. Estava na altura de fazer um ponto de situação e decidir o próximo passo. Primeiro foi preciso fazer contas, que aproveito para apresentar publicamente.

Felizmente as horas de trabalho investidas no projecto foram voluntárias...


Onze euros (11€) foi o montante que despendi com artigos para acrescentar à quermesse, tendo as receitas alcançado o montante de trinta e seis euros e meio (36,5€), todo ele referente a ganhos com a quermesse. Anteriormente tinha idealizado distribuir os lucros pelo meu projecto, pelo CDG e pela Mordomia de Nossa Senhora da Moita (as Mordomas Carolina e Rute ajudaram na realização da actividade), no entanto, e tendo em conta os baixos montantes envolvidos, resolvi repartir de forma igual as receitas, cabendo assim cerca de doze euros (12€) a cada parte. Como o valor continua a ser baixo resolvi doar o restante recheio da quermesse aos meus parceiros. Considero que este último ponto foi fulcral visto que a Mordomia estava a organizar a sua própria quermesse para apresentar durante as festividades religiosas anuais, para a qual os mais de cem prémios oferecidos com certeza deram jeito, enquanto que o CDG recebeu cinco garrafas de vinho tinto que certamente serão úteis para eventos futuros.

Posto isto, não classifico a actividade como um fracasso total. No final de contas, o propósito maior foi servido: dei a conhecer o meu projecto e servi a população com base nos meus ideais de sustentabilidade e reutilização de materiais. Igualmente importante foi não ter apresentado prejuízo.


Por outro lado, a questão das roupas foi um tiro ao lado.

E porquê?

Bem, isso fica para outro post, que este já vai longo.

Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário