quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O Projecto e os seus parceiros, parte 1

Chega finalmente a hora de escrever de novo, depois de uns últimos dias cheios de actividade.

Vamos ao mais importante: a reunião com a escola finalmente aconteceu e tenho o prazer de anunciar que foi extremamente produtiva.

Na passada segunda-feira fui recebido no Agrupamento de Escolas de Penacova pela Directora Professora Ana Clara Almeida, o Sub-director Professor Sérgio Godinho e a Coordenadora do projecto ligado ao empreendedorismo, a professora Elsa Abrantes. Os três professores receberam as minhas propostas com grande entusiasmo e a reunião decorreu num clima bem disposto e amigável e com uma dinâmica deveras invejável. O professor Sérgio Godinho emprestou uma vivacidade à discussão muito positiva, que se traduziu em imensa criatividade e espírito empreendedor; a Directora da escola, embora igualmente entusiasta, defendeu sempre os interesses da escola e dos seus alunos, amarrando a discussão à terra de modo a manter as propostas dentro das limitações de tempo que a actividade escolar impõe e a professora Elsa Abrantes questionou as limitações técnicas e de logística de forma a deixar as actividades tão bem planeadas quanto possíveis.

Assim, os frutos concretos da reunião foram os seguintes: em primeiro lugar, está planeada para a primeira quinzena de Fevereiro uma actividade na escola com o propósito de dar a conhecer aos alunos uma série de cursos superiores da Universidade de Coimbra, bem como o próprio projecto "Criar Raízes". O objectivo é dar-lhes informação valiosa no que concerne às importantes decisões de futuro que terão em breve de fazer e também dar-lhes a conhecer o meu projecto.

Como já vos disse antes, estas ideias não avançarão se não conseguir mobilizar as pessoas, e a juventude é a minha prioridade neste momento.

Para levar esta actividade a cabo, vou precisar de utilizar os meus contactos junto dos diferentes Núcleos de Estudantes, aferir o seu interesse na actividade e desafiá-los a desenhar uma actividade capaz de prender a atenção dos alunos num ambiente que não será fácil. Por outro lado, vou precisar da ajuda da actual Associação de Estudantes, a única com a capacidade de mobilização que uma actividade destas requer. Estas são as minhas prioridades no que concerne à escola neste momento.

Mas muito mais resultou desta reunião. Levei comigo uma proposta apara premiar a melhor "Ideia sustentável" que os alunos consigam apresentar. Esta proposta foi previamente discutida e aceite pela autarquia, mas o Professor Sérgio Godinho propôs algumas alterações ao texto inicial que me parecem interessantes e que partilharei convosco depois de ter a aprovação da autarquia. Seja como for, esta questão já foi discutida e será realizada já este ano. Veremos se o tempo disponível nos permite mudar os seus moldes originais.

Está previsto também que sejam os alunos a desenhar o logótipo do "Criar Raízes". Com isto eu espero criar algum sentimento de pertença por parte dos alunos e divulgar o projecto.

Estas são as propostas concretas cuja realização está desde já planeada. São ideias simples e humildes, mas que espero que sejam o motor de arranque para todo o processo. 

As novidades não ficam por aqui. Para além do que já vos falei, muito mais foi discutido, essencialmente questões de estratégia e planeamento futuro. Foi bom ver algumas das minhas ideias a encontrar pontos de apoio em projectos já estruturados por parte da escola por iniciativa própria. Cabe-me a mim continuar a reinventar o Criar Raízes de forma a acrescentar valor às propostas já apresentadas.

Seja como for, a verdade é que a escola deve depositar imensa esperança em mim e no meu projecto pois só isso explica a fantástica atitude que tiveram para comigo: antevendo dificuldades no campo da logística, os professores decidiram, por iniciativa própria, atribuir-me um espaço físico na escola.

Ou seja, o Criar Raízes tem oficialmente uma casa :)

Servirá apenas para actividades relacionadas com a escola, mas é uma mais-valia de tal ordem que me é difícil transferir para palavras a gratidão que sinto.

Não me vou estender muito mais hoje, apesar de ainda ter muito para partilhar. Este texto serve acima de tudo como um agradecimento. Ao Agrupamento de Escolas e aos seus docentes que tão bem me têm recebido, mas também às pessoas que entretanto descobriram o meu projecto. A divulgação no Facebook foi um sucesso, tendo atingido cerca de 100 "likes" em apenas 24 horas. Melhor do que os "gosto" foram as muitas mensagens e demonstrações de apoio que gostaria também de agradecer, é bom ver o nosso trabalho reconhecido.

Espero agora manter-me à altura das expectativas e continuar a partilhar convosco os avanços e recuos deste projecto que tem tudo para ser um sucesso.

Até breve!

3 comentários:

  1. Força Rui para a frente é que é o caminho!

    ResponderEliminar
  2. Acabei de ler e lembrei-me de um email que recebi à pouco tempo sobre uma novidade que o meu curso está a preparar!! Como os alunos em Eng Civil são cada vez menos, os professores também têm sido muito criativos... Espero que contribua para alguma coisa :) `(à parte disto, temos recebido muitas escolas a visitar o nosso departamento, ao longo de todo o ano, penso que apenas será precisar marcar visita com antecedência)

    Semestre Propedêutico para Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente

    Objetivos:
    • Dar a conhecer os diferentes domínios da engenharia civil e da engenharia do ambiente,
    • Fornecer conhecimentos científicos e ferramentas fundamentais para a frequência do ensino superior naquelas áreas da engenharia.
    Condições de acesso
    • Ser titular de um curso do ensino secundário, nacional ou estrangeiro, ou de habilitação legalmente equivalente;
    • Ter frequentado o ano terminal de um curso do ensino secundário, nacional ou estrangeiro.
    Calendário
    • Candidaturas: 15 de Dezembro a 23 de Janeiro
    • Divulgação dos resultados: 30 de Janeiro
    • Matrículas/inscrições: 2 a 6 de Fevereiro
    • Início das aulas: 9 de Fevereiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Diana, vou levar isso em conta. Presumo que o núcleo de estudantes também seja activo nesse domínio portanto?

      Eliminar