quarta-feira, 29 de abril de 2015

De olhos no futuro

Hoje vou falar-vos de mais uma actividade, o 1º Ciclo de Divulgação de Cursos do Ensino Superior.

Um dia antes do 25 de Abril, o Agrupamento de Escolas de Penacova recebeu os representantes dos cursos superiores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra para que estes partilhassem algum do seu conhecimento e as suas experiências pessoais enquanto Estudantes do Ensino Superior.

Daniel Duarte, estudante de Administração Pública e Privada, Sérgio Ribeiro e Inês Tejo, de Direito, foram os escolhidos para a actividade. Membros activos dos seus Núcleos, mostraram a capacidade para manter presa a pequena audiência durante cerca de duas horas, discorrendo sobre os assuntos que verdadeiramente interessam aos possíveis candidatos.





Neste evento esteve também presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penacova, João Azadinho, que fez as honras iniciais.

Esta é a parte que toda a gente pôde ver. Agora vou mostrar-vos o que está para lá da objectiva.

Esta não foi uma actividade típica com oradores e audiência cada um no seu lugar e discursos de abertura e de encerramento. Nunca foi isso que eu quis. Esta foi uma actividade com estudantes reais e não "mini-políticos". Falaram de estudo, dos professores, da História, mas também da Praxe, das noitadas e das "politiquisses". Alertaram para as mudanças radicais que esperam os futuros candidatos e aconselharam a escolha de um curso com os olhos postos no futuro e na entrada no mercado de trabalho.

Já anteriormente tinha mencionado que a ligação do projecto aos jovens é fulcral. Para já, esta é a minha bandeira. Acredito que existe uma densa barreira que separa a escola da vida lá fora. Socialmente existe uma grande diferença como se a vida escolar fosse um universo à parte. O meu objectivo com esta medida é quebrar essa barreira e puxar os jovens para fora dessa redoma, de forma a que sejam mais informados, mais activos e civicamente mais responsáveis.

Por isso é que esta medida é para continuar e faz parte de um programa maior e estruturado. A divulgação das opções do Ensino Superior é apenas um tímido início. Em breve espero poder apresentar uma sólida colaboração da escola com várias instituições do Ensino Superior e Profissional, bem como um contacto mais realista com o mercado de trabalho.

E isto, amigos, é como eu faço política.

Sem comentários:

Enviar um comentário